Acesse a loja suabiblianvt.com.br

Os benefícios da leitura

Os benefícios da leitura
outubro 19, 2018 Redação SuaNVT

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/1/9e/47/suanvt/public_html/wp-content/themes/uplift/swift-framework/content/sf-post-formats.php on line 89

Ler é uma atividade extremamente benéfica para o ser humano e imprescindível para o dia a dia. A leitura traz excelentes frutos para a vida pessoal, escolar e profissional, além de proporcionar agradáveis momentos de entretenimento e diversão. Seja a leitura de um livro, de uma revista ou de um conteúdo online, ela ajuda na ampliação do conhecimento e no aprimoramento da inteligência.

Abaixo, listamos alguns dos muitos ganhos que essa rica atividade pode trazer para você. Ao final, também damos uma dica sobre como começar a desenvolver o gosto pela leitura, caso essa não seja uma prática de sua rotina. Vamos lá? Tome nota e anime-se para iniciar esse hábito positivo hoje mesmo!

Ler…

Enriquece o vocabulário: A leitura possibilita o contato com novas palavras e expressões do idioma em que estamos lendo. Assim, aprimoramos a comunicação e passamos a ter mais fluência ao conversar com outras pessoas. Conhecer mais a língua que falamos enriquece também nossa visão de mundo e a maneira como interpretamos os fatos, pois podemos contextualizar as informações com mais profundidade.

Desperta a imaginação: Ao acompanhar as histórias e vivências dos personagens, criamos imagens, cenários, situações e realidades em nossa mente. Isso faz com que nossa imaginação e capacidade de abstração se tornem mais ricas, ajudando-nos, inclusive, a ser mais criativos.

Exercita o cérebro e a memória: Ler é uma atividade intelectual e, por isso, demanda trabalho do cérebro. Para recordar de tudo o que já lemos, colocamos a memória em ação. Assim, ao passo que avançamos na leitura, juntamos as informações novas a todo conhecimento que já havíamos adquirido previamente. Um exercício riquíssimo.

Amplia o repertório: Quem lê bastante certamente terá assunto para conversas interessantes. Isso porque a leitura nos coloca em contato com informação nova, com cenários e histórias instigantes. Ler um livro sobre tecnologia, por exemplo, pode fazer com que você fique mais antenado sobre o que há de novidade no mundo digital, já ler uma obra sobre ficção o coloca em contato com cenários aparentemente inimagináveis, despertando insights inovadores. Seus assuntos serão ainda mais curiosos.

Ajuda a escrever melhor: Ao ler, você tem contato com diferentes estilos de escrita, com diversas formas de reportar um fato ou de narrar uma história. Isso faz com que conheça vários formatos de redação. Com isso, pode perceber diferentes estruturas de texto, acompanhar de perto as questões de ortografia e pontuação e ver como a lógica da narrativa foi criada.

Relaxa e diverte: É muito gostoso quando um conteúdo prende nossa atenção, seja ele em um livro, em uma revista ou em um site na Internet. Quando nos identificamos com o que está sendo compartilhado por meio da escrita, sentimos uma gostosa sensação de bem-estar. Ler é uma ótima opção de passatempo para quem quer combater o estresse e conhecer um bom e produtivo entretenimento.

Sabendo de tudo isso, que tal investir nessa poderosa atividade? Dica: comece por algo que seja interessante para você, um tema de que gosta. Não cometa o erro de pegar um livro ou qualquer material que considere chato. Não! Comece por algo que chame a sua atenção e que considere enriquecedor e recreativo. Faça o teste! Você se surpreenderá com os bons frutos que a leitura produzirá em seu dia a dia.

Você também vai gostar de ler!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_3s9e4qmh33pvi47jslu6i29v72, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0