Acesse a loja suabiblianvt.com.br

4 técnicas de leitura para diferentes necessidades

4 técnicas de leitura para diferentes necessidades
outubro 20, 2018 Redação SuaNVT

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/1/9e/47/suanvt/public_html/wp-content/themes/uplift/swift-framework/content/sf-post-formats.php on line 89

Skimming, scanning, leitura de estudo e leitura crítica

Ler é, sem dúvida, uma das atividades mais agradáveis e benéficas para o desenvolvimento humano. Desde a mais tenra idade, lemos e muito! Seja por meio dos gibis, cartazes, manchetes dos jornais, textos escolares ou livros sobre temas diversos, a leitura faz parte do dia a dia e consiste numa das mais importantes ferramentas para a construção do conhecimento. Embora seja muito bom, muita gente deixa de dedicar tempo à prática da leitura, mais especificamente a de livros, textos jornalísticos e didáticos, justamente por acreditarem que essa atividade requer uma vida calma e sossegada e, preferencialmente, nenhum tipo de ruído ou distração. Por não se enquadrarem nesses “quesitos”, relegam o contato com seus livros para o futuro e ficam com a consciência pesada por não conseguirem ler o suficiente.

Mas ler não é uma atividade engessada! Existem tipos de leitura para cada necessidade ou ocasião.

Listamos abaixo, quatro técnicas interessantes para que você possa ler em diferentes contextos e demandas do dia a dia. Tome nota!

Skimming: Leitura superficial que consiste numa rápida “passada de olho” por toda a página e busca dos principais tópicos logo no primeiro contato com o texto. Não se detém a detalhes, mas, sim, busca a compreensão do tópico geral. Ela acontece, por exemplo, quando lemos as manchetes dos jornais.

Scanning: Geralmente complementar à Skimming, é mais detalhada, atenta e aprofundada. O nível de atenção às informações e tópicos específicos pode variar de acordo com as necessidades do leitor. Nela, por exemplo, pode-se buscar de forma rápida e objetiva as respostas para as clássicas perguntas: “Quem”, “O quê”, “Quando”, “Onde” e “Por quê”; tópicos destacados em negrito ou itálico; especificações técnicas, datas, entre outros dados. É bastante útil quando há pouco tempo para ler uma grande quantidade de páginas.

Leitura de estudo: Requer um maior tempo de dedicação para a interpretação e entendimento dos temas abordados. Anotações, resumos e releitura são táticas interessantes que podem ser aplicadas nessa modalidade. Estudantes em geral podem aplicá-la para os estudos pré-vestibulares e provas escolares.

Leitura crítica: Demanda maior proximidade do leitor e tempo para a reflexão mais elaborada acerca do conteúdo. O leitor deve “conversar” com texto, avaliar sua proposta e a coerência das ideias e argumentos. Deve também mobilizar conhecimentos prévios para elaborar conclusões.

É claro que o tema não se esgota por aqui.

Em todas as modalidades, no entanto, é necessário que o leitor esteja curioso e receptivo. Toda e qualquer atividade tem melhores resultados quanto é feita com prazer e disposição.

Independentemente da quantidade de tempo que tenha, não deixe seus livros de lado. Eles têm muita coisa que você precisa saber! Talvez, aquela informação preciosa que fará toda a diferença está, justamente, em um “abrir e fechar de páginas”!

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*


Warning: Unknown: open(/var/lib/php-cgi/session/sess_mippe9og1dp6th9l4i45gpoqp2, O_RDWR) failed: No such file or directory (2) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php-cgi/session) in Unknown on line 0